29/05/2013

Função do pâncreas


O pâncreas é responsável pela produção de insulina e de enzimas que auxiliam a digestão, bem como de outras substâncias que regulam os níveis de açúcar no sangue (Batidos Natural Balance WELLNESS) e participam noutras reações metabólicas fundamentais ao organismo. Os sintomas semelhantes a outras doenças e a necessidade de conjugar vários exames para o diagnóstico das formas iniciais das patologias do pâncreas. De facto, a pequena dimensão deste órgão, que pesa apenas cerca de 100 gramas e mede entre 15 e 20 cm, não demonstra a importância-chave que tem na nossa vida. Por isso, pretendemos ajudar a população a estar mais alerta para os sinais e fatores de risco das doenças pancreáticas. 

O que é?
Pancreatite é a inflamação do pâncreas.
O pâncreas é um órgão situado na parte superior do abdómen, aproximadamente atrás do estômago.
É um órgão com várias funções, sendo parte responsável pela produção de insulina e parte responsável pela produção de substâncias necessárias para a digestão dos alimentos.
A pancreatite pode ser aguda ou crónica.

Como se adquire?
Existem duas causas responsáveis pela grande maioria dos casos de pancreatite:
 
Quando um cálculo (popularmente chamado de pedra), formado na vesícula ou em qualquer parte desses canais, obstrui o fluxo para o intestino pode ocorrer um quadro de pancreatite.A bile, produzida pelo fígado, e as substâncias produzidas pelo pâncreas são levadas até o intestino por pequenos canais, e no seu final por um canal único para os dois órgãos
A outra grande causa de pancreatite é o consumo excessivo de álcool. O uso crónico de quantidades excessivas de álcool pode levar tanto a episódios agudos de pancreatite como à própria pancreatite crónica.
Causas bem menos comuns de pancreatite são as produzidas por:

certos medicamentos
infecções virais como a caxumba
traumatismo abdominal (graves acidentes de carro, por exemplo)
excesso de funcionamento da glândula paratireóide
excesso de triglicerídeos no sangue
malformações do pâncreas



Na pancreatite aguda o principal sintoma é dor abdominal. Geralmente é localizada próximo da "boca do estômago", podendo espalhar-se como uma faixa para os lados e para as costas. Náuseas e vómitos costumam ocorrer associados à dor.

O que se sente?

Em geral se inicia subitamente e torna-se progressivamente mais forte e contínua.
Na pancreatite crónica, além da dor, pode haver diarreia com eliminação de gordura nas fezes.
Isso ocorre porque, a partir de um certo ponto, o pâncreas torna-se insuficiente na produção de enzimas necessárias para a digestão e absorção da gordura contida nos alimentos. Por esse motivo, nota-se diarreia de intensidade variável, podendo até ser muito intensa, com cheiro rançoso e contendo gordura, que parece como "pingos de azeite boiando na água".
A dor na pancreatite crónica pode ser permanente, necessitando de analgésicos potentes, ou pode aparecer em crises, geralmente provocadas pelo consumo de álcool.


Nota: Podem ser consumidos por pessoas diabéticas.


Os Batidos Natural Balance Wellness tem baixo Índice Glicémico o que ajuda a  reduzir o desejo de açúcar e manter a energia e concentração....



21/05/2013

Função do Intestino Delgado


No intestino delgado ocorre a parte mais importante da digestão e é absorvida a maior parte dos nutrientes. O intestino delgado é um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4cm de diâmetro e pode ser dividido em três regiões: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e íleo (cerca de 1,5 cm).
A porção superior ou duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro, a abertura da parte inferior do estômago pela qual este esvazia seu conteúdo no intestino.

Movimentos peristálticos

No intestino, as contracções rítmicas e os movimentos peristálticos das paredes musculares, movimentam o alimento, ao mesmo tempo em que este é atacado pela bílis, enzimas e outras secreções.
Os nutrientes absorvidos pelos vasos sanguíneos do intestino, passam ao fígado para serem distribuídos pelo resto do organismo.

Superfície interna

A superfície interna, ou mucosa, do intestino delgado, apresenta, além de inúmeros dobramentos maiores, milhões de pequenas dobras (4 a 5 milhões), chamadas vilosidades; um traçado que aumenta a superfície de absorção intestinal. As membranas das próprias células do epitélio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscópicas denominadas microvilosidades.


Temos esquecido que o nosso corpo é composto por órgãos e para que funcionem em boas condições temos que alimentá-los com vitaminas e minerais (exp. WellnessPack), porque o nosso corpo não os produz.
Os Cientistas concordam que um dos pré-requisitos para se viver mais tempo, e de forma saudável, é a restrição calórica e o aumento da ingestão de micronutrientes( vitaminas, minerais, antioxidantes e outros nutrientes do reino vegetal, chamados fitonutrientes).

Info: jbelim10@hotmail.com  /912025936


08/05/2013

Geleia Real





A geleia real tem um elevado conteúdo nutricional: é rica em proteínas, vitaminas, enzimas, minerais e aminoácidos livres.
É utilizada classicamente em Naturopatia como regenerador e tónico energético em casos de astenia, anemia, falta de apetite, anorexia e depressão. É também muito procurada por estudantes que querem aumentar as suas capacidades cognitivas, potenciada pela combinação com ginko biloba, eleuterococo, ginseng e bacopa monieri.
















Estudos recentes descobriram outras acções importantes: anti-tumoral, anti-inflamatória, antioxidante e hipocolesterolimiante. Nota também para a sua capacidade de redução dos sintomas da menopausa e reforço do sistema imunitário, prevenindo o aparecimento de gripes.



                                                    

Geleia  real  ORIFLAME
                                                         

Informações: jbelim10@hotmail.com










03/05/2013

Raquitismo

Caracteriza-se por malformação óssea que atinge bebés e crianças devido à deficiente calcificação.
A carência em vitamina D compromete a formação dos ossos e das cartilagens retardando o crescimento e raramente há uma cura absoluta.
Estas crianças chegam à idade adulta sempre com sequelas, com uma estatura baixa das pernas, com aspecto arqueado.


Sintomas:
Os primeiros sinais de raquitismo só são detectados quando a criança começa a andar.
Os sintomas principais são sudação profusa, as deformidades ósseas, especialmente as epífises dos ossos longos e pernas em arco.




Tratamento:
A medicina convencional receita muitas vezes óleo de peixe (ómega 3 ) e suplementos vitamínicos wellnesskids, como forma de ajudar a falta de uma alimentação fraca em vitaminas e minerais.
Também, uma exposição aos raios solares e uma alimentação rica em leite, ovos, cereais integrais, frutas, legumes, mel, ajuda a ter um equilíbrio alimentar.
Uma prevenção tende a impedir a progressão da doença e a diminuir os efeitos.

Hortaliças:
couve, cenoura, agrião ,alcachofra, rábano, tomate...

Informações clique em wellnesskids