04/04/2013

Vitamina A (A1, A2 e A3)





A Vitamina A encontra-se na Natureza ligada às gorduras de origem animal. Não existe nos vegetais, mas as plantas contêm substâncias capazes de serem transformadas em vitamina A, das quais são precursoras imediatas. Pertencem ao grupo dos carotenos e, por essa razão chamam-se provitaminas.


Funções da VITAMINA A:
A vitamina A mantém a saúde dos tecidos da pele, do globo ocular e das células epiteliais mucosas e aumenta o sistema de defesa do organismo (imunidade). A sua falta dificulta o crescimento dos ossos e de outros tecidos, produz secura da pele, dificulta a cicatrização das feridas, acarreta perturbações das glândulas lacrimais e provoca perturbações visuais de que se salientam alterações da conjuntiva e da córnea que podem levar à cegueira (xeroftalmia e cegueira nocturna), diminui as resistências do indivíduo, predispondo-o mais facilmente a infecções das vias respiratórias e a cálculos renais.

A vitamina A é termoestável (resiste à temperatura da ebulição 100ºC.), não é solúvel na água, mas é solúvel nas gorduras (lipossolúvel). O caroteno é a provitamina A.


Fontes:
a) Vegetais de coloração amarela: cenoura, abóbora, batata-doce, milho, etc., e frutas com essa coloração: damasco, manga, mamão, tangerina, pêssego.
b)Vegetais folhosos de cor escura. Quanto mais escuras, maior é a quantidade de caroteno que contêm.
c) Vegetais de folha verde ( quanto mais verde é afolha, maior é a sua percentagem em caroteno) : salsa, pimento-vermelho, folha de nabo branco, espinafre, couve-rábano, chicória, brócolos, beldroega e alface verde.
d) Também a gema de ovo e o leite são ricos em vitamina A
e)Suplemento Wellness 
Multivitamínico e Mineral (para homem)


Sem comentários: